Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Projeto] forumotion.exporter (Exportar banco de dados da Forumeiros para outra plataforma)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

waghcwb

Membro elite

forumotion.exporter
Atualização: 29/01/2015

Olá pessoal,

Faz algum tempo que venho trabalhando em um aplicativo para fazer o que muitos aqui talvez já tenham cogitado algum dia, que é migrar da Forumeiros para alguma outra plataforma.

Mas até hoje isso era impossível devido ao fato deles (Forumeiros) não liberarem o acesso aos bancos de dados das plataformas.

Existe a solução de ir em tópico por tópico e buscar as informações que seu fórum tem, mas convenhamos que para um fórum muito grande isso é praticamente impossível (improvável), certo?

Pensando nisso estou trabalhando em um software (um bot) que fará essa ação automaticamente, ou seja vai ir em tópico por tópico e guardar todas as informações que estiverem nesses tópicos e guardar em um arquivo .sql, contendo os comandos SQL para inserir essas informações na nova plataforma.

Futuramente até farei um script em PHP para que nem seja necessário o uso de ferramentas como phpMyAdmin para isso ...

Postarei aqui as atualizações no desenvolvimento e as futuras versões que forem lançadas.

DOWNLOAD

VersãoArquivoStatusPrevisão de lançamentoDownload
0.1exporter.forumotion.exeWIPSem previsão até o momentoWIP

WIP = Work In Progress

"May the force be with you, young grasshopper!"

Não há assuntos pouco interessantes; apenas há pessoas pouco interessadas.
Ver perfil do usuário
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Olá!

É uma ideia muito boa, mas que mesmo automatizada, irá demandar bastante tempo pois nós já sabemos que há um limite X entre requisições feitas ao mesmo tempo que é representado pelo famoso Request Limit, isso traria bastante falhas e erros de leitura!
Imagine o seu bot ter que percorrer todo este fórum aqui...

"Não fornecer acesso ao banco de dados é o que garante uma verdadeira muralha de segurança para a Forumeiros!"

Sem contar que toda tentativa de salvaguardar o banco de dados ou mesmo os dados que estão nos tópicos é contra as regras da Forumeiros.

Não desanime com o meu comentário,

JS

Sim, isso é bem verdade isso que disse ...

Eu já estava ciente desses fatos. Para a questão do Request Limit, eu tenho duas opções (que consegui pensar), uma seria que o administrador do fórum deveria setar a segurança dos tópicos para que todos os usuários (convidados) pudessem ver os tópicos (pelo menos durante o processo de backup), e ai eu usaria servidores proxys para "burlar" o sistema de RL.

Mas ainda assim seria um processo que demandaria tempo demais, já que a requisição com o proxy demoraria um pouco mais que a normal e caso o administrador tenha conteúdo "sensível" nos seus tópicos e não desejasse deixar o fórum aberto para todos durante esse processo já seriam "agravantes" para este método.

Portanto optei por fazer um sistema por etapas que sim vai demandar tempo, mas que poderá ser feito em várias parte e não todo de uma vez. Ou seja, o usuário pode continuar de onde ele parou no dia anterior.

Num dia ele pode fazer o backup dos usuários, no outro ele pode fazer dos grupos e por ai vai ...

Sobre ser contra as regras, isso ficaria a encargo do administrador do fórum usar a ferramenta ou não, eu vou colocar um aviso dizendo que é contra as regras, ele usa se quiser.

O software está sendo desenvolvido mais a título de aprendizados mesmo, tanto é que o código será aberto para todos que quiserem ou puderem fazer otimizações ...

A maneira que encontrei para não ter problemas com o Request Limit foi ler 5 tópicos por vez a cada 5 segundos, como já foi citado, sim vai demandar tempo. Mas é um mal necessário, já que eles não nos oferecem essa "oportunidade" caso queiramos migrar para algo "superior". Onde por exemplo teremos acesso a alguma linguagem back-end (php por exemplo) e possamos tirar proveito do incrível recurso que são os banco de dados.

Sinceramente, muitos por aqui já desanimaram a tempos em desenvolver algo para Forumeiros, pois por aqui não existem POO (Programação Orientada a Objetos) por exemplo; Temos que trabalhar com POB (Programação Orientada a Gambiarras), tudo que você quer fazer precisa de uma gambiarra aqui, outra ali. Se ao menos eles liberassem acesso a qualquer tabela no banco de dados, mesmo que fosse limitado o tamanho, já facilitaria a vida de todo mundo por aqui.

E não me desanimou não amigo, sempre é bom ver sua opinião referente aos meus projetos.

Olá,

Wagner, a ideia é brilhante, realmente muita gente quer um sistema desse, usuários avançados se sentem muito limitados com o sistema da FM por não ter acesso ao banco de dados, mas acho que muitos usuários com problemas de velocidade na internet teria dificuldades para carregar alguns tópicos em outra plataforma, pois tem que fazer a busca no .sql para depois executar, isso poderia ter muitos erros - ao menos se fosse para a mesma plataforma "eu acho".
Eu me interessei sobre seu projeto, eu irei estudar um pouco a respeito, se quiser me fornecer alguma coisa por MP, eu tentarei pesquisar alguma outra solução além do proxy, como você disse temos que nos habituar em usar o POB...
Até.

@Alex Habilidade,

Na verdade essa "lentidão" só vai ocorrer durante o processo de recuperação dos dados. Depois que o usuário inserir os dados no banco de dados dele, será como qualquer outro site ou fórum, os dados estarão no servidor do usuário.

Muito bom parabéns vc é o cara!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: